Pesquisa da USP revela alta concentração de cafeína e drogas nas águas de Ubatuba
Fernanda Veiga
Pesquisa da USP revela alta concentração de cafeína e drogas nas águas de Ubatuba

A zona costeira de Ubatuba apresenta uma alta concentração de poluentes em suas águas, segundo estudo divulgado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO/USP). Foram encontradas nas amostras desde fármacos, produtos como cafeína, anti-inflamatórios, analgésicos até componentes da cocaína.

A pesquisa realizada pela doutoranda do IO, Luciana Rocha Frazão, intitulada “Produtos farmacêuticos e de higiene pessoal na zona costeira em Ubatuba (Brasil): um hotspot ecológico e turístico que enfrenta alta contaminação”, investiga a presença de fármacos e produtos de higiene pessoal nas águas da região.

A pesquisa abrangeu áreas de alto valor ecológico, onde aconteceram as coletas e posteriormente a análise de amostras. Assim, identificou-se 15 dos 22 compostos-alvos na mar, rios e cachoeiras na região. Os compostos estavam em toda a extensão da costa, desde a área litorânea até regiões mais afastadas, indicando uma contaminação extensiva com baixo nível de diluição.

Consequências da alta concentração de poluentes

Luciana Frazão explica que as características físico-químicas dessas substâncias impedem a completa diluição, e os tratamentos de esgoto não eliminam esses compostos adequadamente.

A pesquisa também aponta possíveis consequências para a biota regional, como a alteração da cadeia trófica e a impedância das trocas gasosas entre o oceano e a atmosfera. Isso é preocupante, segundo a doutoranda, uma vez que as águas oceânicas desempenham um papel crucial na produção de gás oxigênio, principalmente através do fitoplâncton, que é sensível não apenas à temperatura, mas também à presença de poluentes.

Além dos impactos ambientais, a contaminação pode afetar a saúde pública, a cultura e a economia da pesca na região. A tese correlaciona a acumulação de produtos de higiene pessoal nas águas marinhas a uma das dimensões da Tripla Crise Planetária, conforme mencionado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que envolve a interação entre mudanças climáticas, perda de biodiversidade e contaminação química.

Entenda o que é a Tripla Crise Planetária clicando aqui.

Por fim, Luciana alerta que o acúmulo desses vestígios nas águas pode ter consequências tão severas quanto as emissões de gás carbônico na atmosfera. De acordo com a pesquisadora, “podendo levar a mudanças significativas que, muitas vezes, não são percebidas até que atinja um ponto crítico, resultando em danos irreversíveis para os ecossistemas marinhos”.

The post Pesquisa da USP revela alta concentração de cafeína e drogas nas águas de Ubatuba appeared first on Nova Imprensa .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!