Nova Imprensa

Proibição de churrasco na praia causa polêmica em São Sebastião
Helton Romano
Proibição de churrasco na praia causa polêmica em São Sebastião

Tramita na Câmara de São Sebastião um projeto de lei que proíbe churrasco e a utilização de aparelhos de som nas praias e logradouros públicos. A votação estava marcada para a última sessão, mas foi adiada depois que quatro vereadores questionaram o documento.

Um deles foi Wagner Teixeira, que admitiu ter o hábito de fazer churrasco em ilhas da Costa Sul. “A lei vai penalizar aquele que faz churrasco de forma ambientalmente correta”, observou o vereador, que também duvida da fiscalização.

Os vereadores Edivaldo Campos, o Teimoso, e Diego Nabuco se posicionaram contrários ao projeto. “Vou prejudicar pessoas próximas a mim”, justificou Teimoso.

Para André Pierobon, é uma proposta elitista. “As lanchas vão poder chegar com som alto fazendo churrasco porque a proibição é só para quem estiver na faixa de areia”, comentou ele.

Contra o churrasco

Do outro lado da discussão estavam os vereadores Ercilio de Souza, Pedro Renato, Daniel Simões e José Reis, autores do projeto. Segundo Renato, a lei serviria para “amparar denúncias de associações de bairro”. “Raramente você vê morador local fazendo churrasco na praia. Em Barra do Una é só turista”, argumenta Renato.

Você viu?

Em meio à polêmica, foi aprovado o adiamento da votação por dez dias.

De acordo com o projeto, a proibição do uso de churrasqueiras e de aparelhos de som não alcança os vendedores ambulantes.

Além das praias, o projeto também veda os equipamentos em praças e demais logradouros, o que já está disciplinado na lei de pertubação do sossego público. O novo projeto abre exceções para uso de som em apresentações culturais, ambulantes, eventos e reuniões políticas.

No texto também estão previstas proibições de acampamento e de trafegar ou estacionar veículos motorizados nas praias, exceto para transporte de embarcações.

Apesar da polêmica, o projeto seguiu para votação sem passar pela Comissão de Meio Ambiente e Atividades Privadas , e sem receber emendas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!